A diretora-secretária Sara Camargo afirma que Big Show NRF é espaço de reflexão
Publicado em 17/01/2012
A diretora-secretária Sara Camargo afirma que Big Show NRF é espaço de reflexão
Em Nova Yorque, representando a CDL, no maior evento do varejo mundial, Big Show NRF, ela relata as tendências para este ano
A empresária foi representante da entidade no maior evento do varejo mundial - o Big Show NRF 2012, em Nova Iorque (EUA), acompanhada de Victor Camargo, marido e sócio nas redes de videolocadoras Megamil e Videoteca. No evento de estreia de ambos, impressões de muita importância para compartilhar com os lojistas da capital catarinense, em depoimento ao jornalista Carlos Stegemann (PalavraCom).
A empresária e diretora-secretária da CDL, relata sua impressão sobre o maior evento varejista do mundo, em Nova Yorque
Porque participar do Big Show NRF 2012?
Sara Camargo – Estamos assistindo e vivendo transformações econômicas e tecnológicas históricas e o comércio e os serviços acompanham estas mudanças. Nos Estados Unidos e mais particularmente em Nova Iorque, isso é mais profundo e visível. Os norte-americanos estão se questionando sobre o futuro como nunca o fizeram desde a II Guerra Mundial. Neste evento presenciamos e debatemos essas mudanças, mas elas também são visíveis nas ruas, no comércio, nos shoppings e outlets. É um laboratório vivo.
Que conclusões são possíveis do comércio?
Sara Camargo – Nem tudo é inovação e vanguarda. Existem ícones, como a loja da Apple na 5ª Avenida, a Aeropostale, a Disney, alguns shoppings e outlets. Contudo também há muitos pontos de venda que não se distinguem da média e podem ser muito inferiores ao nosso padrão, mesmo estando em Manhattan.
O que os brasileiros poderiam ensinar, quando se trata de atendimento no varejo?
Sara Camargo – O consumo aqui quase sempre foi movimentado por força inercial e os lojistas não precisavam se esforçar tanto para conquistar o cliente. É claro que isso está mudando, mas em muitos estabelecimentos os colaboradores ainda são frios com o cliente. Você entra na loja e não é abordado ou, quando é, apenas uma vez. Raramente acompanham o cliente até o final. O brasileiro gosta de ser mimado, de receber atenção. Costumam reclamar quando um vendedor divide a atenção com outro cliente.
Qual será o saldo dos debates e palestras?
Sara Camargo – O uso apropriado da tecnologia foi uma lição muito útil. O lojista não precisa investir grandes recursos em tecnologia, mas precisa saber usar o que está disponível, não necessariamente para vender, mas especialmente para conhecer e entender seus clientes. Outro aspecto foi a importância do engajamento dos colaboradores com a visão e os valores da empresa. Uma frase que marcou: “não espere que seu colaborador faça aquilo que você se recusa a fazer”. E também foi uma oportunidade para assimilar muita informação, porque o Big Show é, sobretudo, um espaço de reflexão. Ninguém aqui tem soluções ou fórmulas mágicas. O próprio ex-presidente Bill Clinton mencionou isso em seu pronunciamento.
Mais informações sobre o comércio em geral.