CDL

menu

'Conversa Empresarial' apresentou cases de sucesso no segmento de alimentação

Publicado em 05/06/2015
'Conversa Empresarial' apresentou cases de sucesso no segmento de alimentação

Inovação marca a trajetória de jovens empresários O evento no formato 'Conversa Empresarial' da CDL Jovem de Florianópolis realizado na noite desta terça-feira (02), na sede da entidade, apresentou dois cases bem distintos, mas dentro de um mesmo segmento, o de alimentação. Os empreendedores Leonardo Karpinski (Bistrot Fitness) e Celio Philippi Salles (Franquias Bob´s) contaram detalhes de suas trajetórias à frente dos negócios que desenvolveram com as respectivas marcas. A motivação que deu início à Bistrot Fitness foi pela vontade de Leonardo em consumir comidas saborosas em ambientes de academia. "Gosto muito de academia e vivia sentindo falta de algo gostoso para se consumir e que fosse saudável, focado nesse público". Assim começaram as operações da Bistrot Fitness, em 2012, de uma maneira bem artesanal em casa e com entrega por encomendas de amigos. O negócio ganhou visibilidade graças ao uso da rede social Instagram e com o auxílio da esposa, Leonardo começou a cuidar da ampliação da linha de produção, agora de um modo mais profissional e estruturado com a montagem de uma unidade fabril completa. A base do cardápio da Bistrot Fitness tem pratos quentes, lanches e doces, com preparo sem uso de óleo e com redução de 50% de sal. Os produtos começaram a ganhar mercado rapidamente e as oportunidades de abertura de franquias surgiram em vários pontos do País. Hoje, a Bistrot Fitness tem atuação na Grande Florianópolis, São Paulo, João Pessoa, Maceió, Fortaleza, Manaus, Distrito Federal e Belo Horizonte. Só na Grande Florianópolis são 67 pontos de venda. A produção mensal é de 20 mil unidades e a projeção do empreendedor é que ela possa até dobrar ainda este ano com a ampliação da empresa na região da grande São Paulo. Para contar sobre a trajetória das Franquias Bob’s, o empresário Célio Salles, no segmento da alimentação também tem a marca da inovação. Ele e o tio abriram na cidade a primeira loja de comida rápida Bob’s em Florianópolis no centro da cidade no ano de 1992, quando aqui ainda não existia telefone celular, nem shopping center e nem internet em larga escala, conforme ele destaca. Recém-formado em Administração de Empresas pela Esag/Udesc, Celio acabou se transformando num empreendedor de primeira viagem por necessidade. "O contrato de franquia estabelecia obrigação de presença de um sócio-operador. Por falta de opção dentro da sociedade com o meu tio, principal financiador do negócio, acabei sendo eu mesmo ocupando essa posição, que foi vital para o sucesso do negócio". A participação em entidades de classe também é uma característica marcante da atuação empresarial de Celio Salles. Ele atua em nada menos do que sete entidades e é um dos integrantes da atual diretoria da CDL de Florianópolis, já tendo sido presidente nacional da Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Similares (Abrasel), na qual também atua. Aliás, essa vocação parece estar no DNA da família. Seu tio e parceiro, Altamiro Rogério Philippi, foi presidente da CDL de Florianópolis nos anos de 1985 e 1986. Um dos aspectos que ele deu muita ênfase foi em desmistificar o conceito de que uma operação de franquia significa dizer que é um trabalho mais fácil que os outros. "O fato de ser uma franquia não torna a operação mais fácil, ela é diferente, porém trabalhosa do mesmo jeito. O ponto crítico de uma franquia é a escolha do parceiro, para que uma operação mal sucedida não contamine as demais". Outro conceito muito interessante que Celio defendeu foi a relação entre o sucesso e o tamanho das empresas. "Precisamos tirar essa obrigação de que crescer é uma medida de sucesso. O crescimento não é o único caminho e não deve ser considerado com obsessão. É preciso ter um negócio bem estruturado e observar o mercado, se as oportunidades de crescimento realmente existem". Ao invés de crescer para outras cidades e regiões, Celio optou por concentrar sua operação ao redor de Florianópolis e hoje a rede Bob’s tem 13 lojas e 17 quiosques de sorvetes empregando 350 pessoas. Como resultado de sua dedicação, a marca Bob’s tem na região o melhor resultado de share do Brasil, fato que inclusive já atraiu a atenção do presidente nacional da marca concorrente que veio visitar a sede da empresa em Florianópolis para conhecer melhor o sucesso de seu concorrente mais forte na região. O Presidente da CDL de Florianópolis, Marco dos Santos, acompanhou esta edição da “Conversa Empresarial” e parabenizou o Núcleo Jovem pela iniciativa. “Quem já participou deste movimento, que é também o meu caso, pois comecei no associativismo por meio do Núcleo Jovem, sabe bem da importância que testemunhos com esta qualidade têm na formação dos jovens empreendedores. São lições de vida que podem ser aproveitadas por todos”, concluiu.

Clique aqui para abrir a galeria 

galeria de imagens

Compartilhar: