Conselho Comunitário de Segurança pronto para atuar no Centro de Florianópolis
Publicado em 05/12/2011
Conselho Comunitário de Segurança pronto para atuar no Centro de Florianópolis
Formalizado nesta quinta-feira (01), o Conseg da região central da cidade terá como principal missão prevenir a violência
Reivindicação antiga de moradores, comerciantes e trabalhadores do Centro da Capital foi oficializado nesta quinta-feira (01/12) o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) para atuar na região contra o avanço da criminalidade.
Autoridades da Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar e Guarda Municipal estiveram presentes na solenidade realizada na CDL de Florianópolis, entidade que integra o conselho e tem atuado de forma incisiva no combate à falta de segurança. Foi empossada a diretoria e entregue a carta constitutiva do Conseg do Centro, que tem como presidente eleito Ricardo Campos, membro da CDL Jovem. “A nossa principal atuação será o desenvolvimento de ações preventivas, separadas em núcleos direcionados aos problemas específicos de cada microrregião do Centro”, defende.
O objetivo dos Consegs, também conhecidos como ‘polícia comunitária’, é debater os fatos que dão origem ao crime e trabalhar em conjunto com a força policial. Para a delegada Vanessa de Oliveira Corbari, presidente da Comissão Organizadora dos Consegs, esta é uma conquista que há muito tempo era vista como necessária pela Secretaria de Segurança. “Enfim, conseguimos formar um grupo que contribuirá para ‘o pensar’ em prevenção com a ajuda estratégica da polícia. É de extrema importância dar atenção à segurança pública e colaborar com a consciência da comunidade”, afirmou Corbari. Após o fechamento do planejamento estratégico de 2012, o Conseg do Centro passa a agir nas microrregiões e ganha força para operar em conjunto com a polícia.
Para os lojistas da região central de Florianópolis, a formalização do grupo também gera uma expectativa de maior segurança a médio e longo prazo. Valtenis Gomes, proprietário de loja na Felipe Schmidt, localidade que apresenta grande incidência de assaltos, avalia como positiva a criação do Conseg do Centro. “Trazer a polícia para perto da comunidade pode preencher essa lacuna que há muito tempo sentimos falta, de sermos ouvidos. O Conseg nos aproxima da força policial e posteriormente pode cobrar que a sua atuação seja mais forte e presente”, sinalizou.
O objetivo dos Consegs, também conhecidos como ‘polícia comunitária’ é debater os fatos que dão origem ao crime e trabalhar em conjunto com a força policial
Leia mais informações sobre o setor varejista.