Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos, ainda, que atualizamos nossa Política de Privacidade.
CONTINUAR

COMDES articula com governo para viabilizar transporte público integrado

Conselho entende que o serviço que recebe mais de 150 mil passageiros diariamente precisa ser mais eficaz

Com o propósito de integrar as linhas do transporte público e desafogar o trânsito entre as regiões, o grupo gestor do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis – Comdes – reuniu-se com o superintendente geral da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Florianópolis – Suderf –, Cássio Taniguchi, para prestar apoio na articulação com o Governo do Estado para aprovação do projeto da Rede Integrada de Transporte Coletivo Metropolitano.

De acordo com o superintendente da Suderf, Cássio Taniguchi, o projeto proporciona à população um transporte público eficaz, com integração municipal e intermunicipal entre oito cidades: Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Palhoça, São José, São Pedro de Alcântara e Santo Amaro da Imperatriz. “Com isso, o passageiro da região metropolitana da Grande Florianópolis utilizará um sistema único para realizar os deslocamentos, além de reduzir o período em trânsito dos mais de 150 mil usuários diários”, explica Taniguchi.

A proposta elaborada pela Suderf em parceria com o Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC foi aprovada pelo Comitê de Desenvolvimento da RMF – Coderf – em fevereiro deste ano e trata somente do transporte público coletivo metropolitano, que atende à Política Nacional de Mobilidade Urbana e ao Estatuto da Metrópole (Leis Federais 12.587, de 3 de janeiro de 2012, e 13.089, de 12 de janeiro de 2015).

O projeto foi discutido com técnicos das prefeituras municipais e apresentado à população entre agosto e outubro de 2017. Em fevereiro deste ano, prefeitos da Grande Florianópolis manifestaram apoio à proposta de mobilidade urbana com conceito inovador e moderno. Com isso, é necessário urgência para concessão da rede integrada de transporte coletivo metropolitano para não perder as parcerias municipais.

Para o coordenador do Comdes, Ernesto Caponi, a implementação é uma medida urgente e o conselho será persistente com o Governo do Estado para viabilizar a concessão do projeto. “Além de impactar positivamente no desenvolvimento econômico das regiões, diminuirá os congestionamentos e o tempo de deslocamento entre os municípios”, pondera.

Voltar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ver mais notícias