Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos, ainda, que atualizamos nossa Política de Privacidade.
CONTINUAR
IMPRENSA | Notícias |

ALERTA EPIDEMIOLÓGICO: Contaminação de moluscos bivalves

De acordo com o certificado de ensaio emitido pelo Laqua-Itajaí nº 334/2017, foi detectada a presença da toxina Paralisante - PSP, sigla em inglês para Paralytic Shellfish Poisoning, em moluscos bivalves (ostras, vieiras, mexilhões e berbigões), ficando proibida a retirada, comercialização e consumo dos produtos procedentes das áreas interditadas destacadas no mapa abaixo:


Solicitamos a atenção dos profissionais de saúde para a possibilidade de ocorrência de sintomas associadas ao consumo inadvertido de moluscos contaminados.

Algumas espécies do gênero Alexandrium produzem neurotoxinas causadoras do PSP, em inglêns Paralytic Shellfish Poisoning. Essas toxinas quando acumuladas em organismos marinhos, principalmente moluscos bivalves, podem causar intoxicação de seres humanos quando consomem os organismos contaminados. O PSP é causado por toxinas do grupo saxitoxina que podem causar sintomas como diarreia, náuseas, vômitos, dores abdominais, perda de sensibilidade nas extremidades corpo e, em casos severos, paralisia generalizada e óbito por falência respiratória. Os sintomas podem começar aparecer imediatamente ao consumo dos moluscos contaminados.

O diagnóstico se baseia no quadro clínico e na história de ingestão recente de frutos do mar.

O monitoramento das áreas de produção de moluscos bivalves continuará sendo realizado e com a evolução da situação relacionada à toxina paralisante – PSP serão tomadas as providências cabíveis relacionadas à preservação da saúde pública catarinense.

NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA

A notificação dos casos suspeitos é obrigatória a todos os profissionais de saúde. O profissional deverá entrar em contato imediatamente com a Vigilância Epidemiológica através do seguinte fluxo:



Prefeitura Municipal de Florianópolis
Secretaria Municipal de Saúde
Diretoria de Vigilância em Saúde
Gerência de Vigilância Epidemiológica

Av. Prof. Henrique da Silva Fontes, 6100 - Florianópolis, SC - CEP 88036-700
Plantão 24h: (48) 3212-3907 (48) 3212-3922
Celular (48) 99985-2710
Tel: (48) 3212-3910 Fax: (48) 3212-3906
Email: veflorianopolis@gmail.com

Voltar