Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos, ainda, que atualizamos nossa Política de Privacidade.
CONTINUAR
IMPRENSA | Articulações Políticas |

Inspeção à população em situação de rua acontece nesta quarta (06)

Fato rotineiro na Capital

CDL de Florianópolis e Conseg Centro participam da visita noturna na Capital

As ruas, praças, calçadas, marquises, áreas externas de imóveis e viadutos entre outros espaços públicos tornaram-se a “casa” de centenas de cidadãos que vivem hoje em situação de rua no centro de Florianópolis e demais regiões no município. Para melhorar esta realidade, uma comitiva formada por representantes do Ministério Público, da CDL de Florianópolis, do Conseg Centro e demais órgãos competentes sairão às ruas nesta quarta-feira (06), a partir das 19h30, para mais uma visitação noturna.

Chamada de “inspeção à população em situação de rua”, a ação é realizada periodicamente nos principais espaços públicos e imóveis em situação de vulnerabilidade no centro da Capital para averiguar o real estado das pessoas que vivem nestas condições. A visita consiste em identificar os indivíduos que estão com problemas de saúde, sem identificação, em estado de surto por uso de entorpecentes, desnorteados psicologicamente ou com nomes cadastrados no sistema de pessoas desaparecidas.

Para Daniel Paladino, promotor da Vara de Direitos Humanos e Cidadania do Ministério Público, as vistorias realizadas anteriormente foram muito positivas. “O trabalho de convencimento é intenso e a equipe atua firme no objetivo de resgatar a dignidade dessas pessoas e reiterá-las à sociedade”, afirma.

A abordagem ocorre com atuação conjunta de profissionais da área social e da saúde para prestar todo auxilio possível, sem forçar ninguém a sair de onde está. “Alguns casos são resolvidos na hora, dependendo exclusivamente do cidadão aceitar voluntariamente a ajuda oferecida”, explica Hélio Leite, gerente de articulações e negócios da CDL de Florianópolis.

Ainda segundo Leite, para estimular o interesse de sair das ruas e reintegrar-se novamente à sociedade, durante a conversa é passada a orientação sobre os suportes que o município oferece às pessoas nesta situação, como o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e o Albergue Municipal.


Comitiva técnica

O Ministério Público convida todos os órgãos envolvidos e entidades de classe para acompanhar a inspeção noturna. Os profissionais que fazem parte da comitiva são representantes da Polícia Militar de SC, Polícia Civil, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal da Saúde e Guarda Municipal de Florianópolis, além de convidados da sociedade civil, a exemplo da CDL de Florianópolis, Conseg Centro.


Foto: Lucas Della Giustina/CDL

Voltar