Notícias do SPC

Qualquer dúvida pedimos que entre em contato pelo e-mail spc@cdlflorianopolis.org.br ou celular (48) 99185 6992 (whatsapp).

ABRIL 2021

Melhorias na sua análise de crédito

A partir do dia 01/05, os insumos SCORE 3 MESES e SCORE 12 MESES (143/144) para análise de crédito de pessoa jurídica* serão descontinuados e disponibilizaremos o insumo SCORE PJ (582) como opcional em todas as consultas do portfólio, com exceção dos produtos SPC Relatório, já que esse insumo já está disponível nessas consultas.

Com essa mudança, você terá acesso a uma análise de crédito com informações dos dois maiores bancos de dados do Brasil, que também leva em consideração o histórico de inadimplência da empresa e de seus sócios, tornando-se muito mais assertiva.

Aproveite para descobrir a chance de uma empresa pagar suas contas em dia e feche negócios com mais segurança, consultando o CNPJ do cliente e de seu fornecedor!

* Vale lembrar que a mudança é só para o Score de análise para pessoa jurídica. Para pessoa física, nada será alterado. Além disso, o valor do Score será o atual praticado na tabela de faturamento mínimo.

Cobranças no Estado de São Paulo

Com a aprovação da lei que proíbe empresas de realizarem cobranças por telefone, SMS, entre outras formas no Estado de SP, poderá ocorrer um aumento na inadimplência e uma redução no giro da economia local.

Confira a dica do SPC Brasil para diminuir os impactos da lei em seu negócio:

Como alternativa e estratégia para recuperação de crédito, recomenda-se que, a partir de agora, você utilize o registro + notificação digital/carta para os consumidores inadimplentes no Estado de São Paulo, uma vez que a lei não impacta a notificação.

Assim, seus clientes serão informados sobre débitos, evitando constrangimentos na tomada de decisões, e você poderá continuar realizando cobranças e receber débitos pendentes com mais eficiência.

FEVEREIRO 2021

Reajuste dos Correios

O SPC Brasil recebeu uma comunicação dos Correios em 01/02/2021, informando que o reajuste dos Correios que ocorreria em 30/01/2021 não será mais realizado.

Assim os valores dos produtos Aviso de Notificação, Carta Campanha e Comunicado com Boleto não sofrerão alteração.

Caso ocorra qualquer aplicação de reajuste, comunicaremos oportunamente.

Descontinuidade do SPC Fone

A opção de consulta 100 - SPC Fone foi retirada do menu de consultas, em ajuste a LGPD, por possuir informações sensíveis oriundas de bases terceiras.

Como opção para acessar essas informações, sugerimos as consultas Confirme e Localiza.

Enfatizamos que a consulta Localiza (PF e PJ) já possuem o Insumo Dados de Contato default e a consulta Confirme (PF e PJ) é um insumo opcional dentro da consulta.

JANEIRO 2021

Substituição de Consultas

Em fevereiro, algumas consultas serão substituídas.
Entenda e prepare-se para esta mudança!

A partir do dia 1º de fevereiro, algumas consultas serão substituídas para outras de composição similar. Isso irá ocorrer apenas no acesso via internet.

Acompanhe abaixo as mudanças que vão ocorrer.

DE: como a consulta é hoje
PARA: como vai ficar

Se a sua empresa utiliza algumas das opções "DE", favor observar no menu de consultas a disponibilização das consultas "PARA", de forma a substituí-las em sua utilização.

Por que estamos realizando essa melhoria?
- Otimizar o portfólio de produtos do SPC Brasil;
- Simplificar o menu para tornar mais fácil a escolha dos produtos.

Reajuste dos Correios

Comunicamos que, a partir do dia 31/01/2021, os valores dos serviços dos Correios serão reajustados, conforme a portaria MF nº 386.

O reajuste será aplicado de acordo com a variação do IPCA de 2020, que será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no final de janeiro de 2021.

Os serviços que terão seus custos atualizados serão: Avisos de NotificaçãoCarta Campanha e Comunicado com Boleto.

Em breve, teremos mais informações e iremos comunicá-las novamente por e-mail. Fique atento!

DEZEMBRO 2020

Reajuste tabela de valores

O reajuste nos serviços do SPC ocorre normalmente no mês de agosto, mas com a pandemia e todas as dificuldades que ela provocou, o fornecedor SPC Brasil prorrogou o reajuste para janeiro, nas faturas com vencimento em fevereiro de 2021.

O reajuste incidirá apenas sobre as consultas.

O serviço de notificação sobre os registros não será reajustado, pois consideram o reajuste oriundo dos Correios sobre a postagem das cartas, o que ainda não nos foi comunicado.

De acordo com o SPC Brasil, o índice definido em contrato com os fornecedores é o do IGPM, o qual já está acumulado nos últimos 12 meses em 20,9245%.

Entendemos que esse percentual é muito elevado, e por isso, após uma extensa negociação com os parceiros/fornecedores, conseguimos baixar o percentual para 3%.

O reajuste incidirá nas consultas realizadas a partir do dia 22 de dezembro, e a tabela com os novos valores estará à disposição em breve.