Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos, ainda, que atualizamos nossa Política de Privacidade.
CONTINUAR

Tutorial: Como utilizar o Certificado Digital para assinar documentos

Assinar documentos digitalmente já é uma realidade. Com seu Certificado Digital pronto, você sabe como utilizá-lo em seus documentos? Explicamos abaixo como. Confira!

Observação: Dependendo da versão do software, podem haver pequenas alterações.

Assinaturas em PDF utilizando o Foxit Reader:

1. Abra o documento a ser assinado.

2. Após sua leitura, vá até a aba "Proteger", clique no botão "Assinar e Certificar" e depois em "Colocar Assinatura".



3. No final do documento, demarque um retângulo onde deverá ser colocada a sua assinatura.



4. Em seguida vai se abrir uma janela "Assinar Documento". Selecione o Certificado Digital desejado, o motivo pelo qual você está assinando e clique em "Assinar".



5. Seus dados aparecerão no retângulo demarcado e seu documento estará assinado. Agora basta salvar o PDF e inserir o seu PIN para concluir a assinatura.



Assinaturas em PDF utilizando o Acrobat Reader

1. Abra o documento a ser assinado.

2. Após sua leitura, vá até a aba "Ferramentas" e clique em "Certificados".



3. Na barra "Certificados", clique em "Assinar Digitalmente".



4. No final do documento, faça um retângulo demarcando a área onde vai sua assinatura. Em seguida, selecione seu certificado, clique em "Continuar" e depois em "Assinar".

5. Seus dados aparecerão no retângulo demarcado e seu documento estará assinado. Agora basta salvar o PDF.

Voltar