IMPRENSA | Articulações Políticas |

Lançada a campanha de combate à pirataria na Capital

Objetivo da CDL é conscientizar a população sobre os malefícios do produto ilegal

O combate à pirataria é uma das premissas da CDL de Florianópolis, que luta há mais de oito anos para coibir a concorrência desleal estabelecida tanto na capital, quanto nas cidades vizinhas. Com intuito de servir de vitrine para outras CDLs do estado, a CDL lançou na última quinta-feira (28), a campanha de combate à pirataria.

Para Marco dos Santos, presidente da CDL de Florianópolis, a campanha tem o intuito de orientar a população sobre os riscos dos produtos piratas. “É preciso fazer um trabalho educacional e institucional para conscientizar as pessoas e coibir estas irregularidades que prejudicam a saúde da população, o bolso dos comerciantes e enganam os consumidores”, afirma.

Após o lançamento, o Conselho Estadual de Combate à Pirataria (Cecop), se reuniu para renovar o termo de cooperação que mantém o trabalho de fiscalização nos municípios de Santa Catarina. O conselheiro Maurício Rubineck, da CDL de Florianópolis, participa do Cecop representando o varejo estadual na vaga da Federação das CDLs.

Segundo Jair Schmitt, presidente do Cecop, para acabar com a pirataria é necessário fazer um trabalho de “formiguinha” e de investigação. “Assim como os ambulantes daqui, precisamos nos prevenir também contra as ‘Feirinhas do Brás’, que agitam todo o estado com instalações improvisadas em estacionamentos ou centros de eventos”, pontua.

A renovação do convênio de cooperação envolve mais de 30 entidades para intensificar a fiscalização no âmbito estadual. Para Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC a adesão é uma das formas de proteger o consumidor. “Precisamos somar esforços, pois os ilegais prejudicam tanto o lojista - pela concorrência desleal - quanto o consumidor, que não tem qualquer garantia ou defesa dos seus direitos”, lamenta.

Clique aqui para abrir a galeria